Marchetaria, a arte de cortar laminados de madeira dando forma aos mesmos e aplicando-os a uma superfície, foi usado tradicionalmente descrevendo um retrato ou um projeto, para ornamentação de móveis. Por muito tempo, não se deu qualquer outra aplicação além da decoração, e certamente, ainda hoje executa essa função. Nas últimas décadas começou a evoluir em uma forma distinta de arte. A marchetaria, pela própria natureza da variedade de materiais que utiliza, tem uma vantagem que a maioria dos outros tipos de arte não conseguem atingir, que é a textura. Os laminados utilizados em marchetaria, com padrões naturais de veios tem efeitos claros que mudam com a orientação do laminado. Se os artistas pudessem obter pinturas que reproduzissem os efeitos que nossos materiais tem naturalmente, pagariam muito por eles.
Os padrões de veios e os efeitos claros não são as únicas vantagens com nossos materiais. Há também umas falhas naturais nos laminados que nós marcheteiros estimamos. Estas falhas, fornecidas por Mãe Natureza, fornecem freqüentemente os elementos de retrato que seriam impossíveis conseguir de outra maneira.
Marcheteiros gostam de dizer "deixe a madeira fazer o trabalho" o máximo possível. Para ilustrar este ponto, eu gostaria de chamar sua atenção para o corpo na água da ilustração do trabalho a baixo. O laminado usado aqui é a Imbuia Martelada, e o efeito da iluminação no contorno é a Figueira Branca, o efeito natural do laminado dá uma forma que a pintura encontra muita dificuldade em reproduzir.
Infelizmente, marchetaria é uma disciplina da arte que está ainda muito na infância quando comparada aos meios tradicionais de arte. Na maioria de exemplos, tenta ainda reproduzir a arte existente. Marchetaria tem de ganhar ainda confiança para transformar-se um meio novo e original de arte em sua própria linha. Mas esse dia está vindo, e os trabalhos originais estão sendo produzidos agora. Alias, os marcheteiros ainda são poucos e ainda são taxados como “copistas”. Eu acredito que a grande descoberta ocorrerá quando as escolas e as faculdades de artes começarem a reconhecer e ensinar marchetaria como uma arte nova. Então nós começaremos a ver retratos em marchetaria pendurar ao lado do óleo e água para colorir pinturas em galerias de arte, e este tempo eu acho que não está tão distante assim.