Lusitano
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lusitano

 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  salasala  EntrarEntrar  

 

 Um dragão em Leiria

Ir para baixo 
AutorMensagem
Dgreen
2
2
Dgreen


Masculino
Número de Mensagens : 94
Idade : 50
Data de inscrição : 12/06/2007

Um dragão em Leiria Empty
MensagemAssunto: Um dragão em Leiria   Um dragão em Leiria Icon_minitime2007-06-25, 14:09

A resposta à pergunta retórica de Pinto da Costa na recente entrevista ao “Público” é imediata: em Portugal, efectivamente, poucos conheciam Helton em finais de 2002. Mas eram ainda menos os que sabiam do acordo que fez da União de Leiria um entreposto para o FC Porto do então guarda-redes da selecção olímpica brasileira, jogador do Vasco da Gama. Nem os próprios treinadores que o orientaram até ele cumprir o seu destino? final.

Ao invés do procedimento habitual – comprar o jogador e emprestá-lo para rodagem noutro clube – Pinto da Costa usou a táctica do segredo, contando com a conivência do presidente da U. Leiria, João Bartolomeu, e/ou do empresário Jorge Baidek. Um segredo que, inesperadamente, o presidente do FC Porto desfez na entrevista ao “Público”.

Com esta revelação, Pinto da Costa permite reler uma parte significativa da história recente do futebol português, entre Janeiro de 2003 e Maio de 2005, exactamente o período em que Helton esteve em Leiria, em trânsito para o Dragão. E defrontou o FC Porto por seis vezes, incluindo duas finais: uma Taça de Portugal e uma Supertaça, ambas ganhas pelo seu actual clube.

Ignorância

Durante este tempo todo, entre os “enganados” terá estado o Sporting. Apesar de os rumores da ligação de Helton ao FC Porto terem surgido quase desde a chegada do guardião a Portugal – reforçados pelo facto de o agente brasileiro (muito ligado os dragões) ter sido o intermediário do negócio –, os leões chegaram a manifestar à U. Leiria o desejo de adquirir Helton, ainda que o contrato inicial com o clube de Bartolomeu estivesse previsto terminar no final da época 2002/2003, isto é, seis meses depois da sua chegada.

O Sporting, face à elevada verba pedida por Ricardo (então no Boavista), via em Helton uma hipótese de contratar um valor seguro e com futuro (tinha 25 anos)? a custo zero. Mais tarde, o próprio Helton fez questão de admitir que esteve perto de jogar em Alvalade.

Desaparecimento

Na segunda época (2003/2004) em Leiria, Helton esteve afastado algumas semanas da equipa, incontactável no Brasil, até para os amigos. Um episódio estranho que o próprio explicou posteriormente com problemas de saúde da mãe e da avó.

Ultrapassados os problemas (os familiares e os criados com o clube em consequência), Helton continuou em Leiria, com um contrato alargado até 2007 e já então representado pelo tio, Dorival Gomes.

Em Janeiro de 2005, volta a comentar a hipótese FC Porto (para 2006/2007), dizendo desconhecer qualquer proposta ou a existência de contactos. “Comigo ainda ninguém falou, mas não sei se existe alguma proposta com o clube ou com o meu tio. Se existir fico satisfeito, mas terá de ser boa para todas as partes”, disse.

O resto é sabido. Helton foi para o FC Porto, o destino previsto desde o início, revelou agora Pinto da Costa. A presença do guardião azul e branco na Copa América, na Bolívia, ao serviço da selecção brasileira, impediu-nos de obter a confirmação do próprio. Mas não há motivo para duvidar de Pinto da Costa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://omeublog.hi5.com
 
Um dragão em Leiria
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» F.C. Porto Stepanov esperado no Dragão
» Helton em risco para Leiria
» Mario Bolatti prefere o Dragão
» F.C. Porto Hélder Postiga fora dos convocados para Leiria
» Noite de «clássico» no Dragão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Lusitano :: Desportos :: Porto-
Ir para: