O FC Porto vai ter na sua estrutura do futebol jovem um dos maiores peritos a nível internacional. Trata-se de Pepijn Lijnders, holandês de 24 anos que já trabalhou no PSV Eindhoven, onde chegou a treinar todos os escalões jovens do clube (dos 8 anos até ao salto para o profissionalismo). Muito experiente e conceituado, participa em várias conferências, demonstrações e projectos de curto prazo, sobretudo nos EUA.
Lijnders será um dos rostos da reformulação da formação portista que está a ser implementada por Luís Castro e por Vítor Frade. Em princípio, trabalhará apenas com atletas entre os 9 e os 13 anos, mas esse é um pormenor a acertar consoante as restantes definições para a estrutura do futebol jovem.
O jovem holandês é um especialista no treino e, um pouco à imagem de Chris Kronshorst (contratado há um ano por Adriaanse), centra-se sobretudo no desenvolvimento das aptidões técnicas. Bem ao gosto da escola holandesa, Lijnders trabalha aspectos como o total controlo da bola e potencia o desenvolvimento técnico e da velocidade de execução