O que é?
A expressão “pele sensível” significa, para o médico, a sensação de ardor, prurido e queimação quando o paciente utiliza na face um cosmético ou um medicamento. Esse quadro é desencadeado por certos componentes de produtos (veja quadro abaixo). Ocorre em até 1 0% dos usuários de cosméticos. Assim, é comum na população em geral, pois o uso desses produtos é universal. Substâncias que induzem pele sensível Ácido benzóico Bronopol Ácido cinâmico e compostos Ácido Lático Emulsificantes não iônicos Dowicil 200 Formaldeído Propilenogliicol Laurilssulfato de sódio Uréia Quaternium 15 Ácido sórbico Pele sensível e alergia têm o mesmo significado?
Na verdade, não, porque o paciente pode apresentar a sintomatologia descrita ao utilizar certo cosmético na face e não ter a mesma sensação quando o aplicar em outra parte do corpo, como braços, por exemplo. Não existe uma reação alérgica, mas uma intolerância ao produto apenas ao ser aplicado no rosto. Atualmente considera-se pele sensível um tipo de dermatite de contato irritativa, ou sela, a mesma forma de irritação provoca da por um sabão ou detergente.
Existem pessoas com tendência pele à sensível?
Homens e mulheres, principalmente os de pele clara, podem apresentar a sensibilizar. No entanto, pacientes com certas doenças de pele têm mais predisposição. As dermatoses que a favorecem são:
- dermatite seborréica;
- dermatite atópica;
- dermatite alérgica de contato;
- rosácea.
Quais os cuidados recomendados?
Procure um médico dermatologista, para que se faça o diagnóstico correto. Além disso, é necessário verificar se você tem alguma doença que favoreça a pele sensível.
O dermatologista irá orientá-lo de modo adequado em relação aos produtos, principalmente cosméticos, que você poderá utilizar com segurança, porque não incluem em sua formulação os componentes que agravam esse quadro.
Algumas recomendações importantes:
- use, de preferência, cosméticos em pó;
- remova-os com água;
- não utilize cosméticos à prova d’água;
- evite os de cores escuras;
- use sombras claras;
- não use cosméticos fora do prazo de validade;
- escolha produtos com poucos ingredientes;
- evite esmalte de unha.
Pele sensível tem cura?
A orientação adequada ao paciente permite o controle da sintomatologia. Na medida em que essa manifestação ocorre em pacientes com outra dermatose, a cura depende do tratamento da doença que favoreça o quadro de pele sensível.