Arrasado. Rui Costa tinha planeado umas férias tranquilas, bem longe do futebol que lhe dominou praticamente os últimos 30 anos de vida, mas acabou por ver-se chocado perante as declarações recentes que o “amigo” Joe Berardo lhe dirigiu.
Segundo apurámos, o Maestro benfiquista viveu em sobressalto as últimas horas no descanso algarvio – sentiu a honra e a honestidade questionadas.
Muito para além do “fuck him” soltado pelo comendador, Rui Costa doeu-se perante a ideia de que, “se quisesse ajudar o Benfica, devia tê-lo feito quanto tinha 25 anos”. É que o jogador sempre disse ter regressado à Luz – mesmo com 34 – com a consciência de ser uma mais-valia para a equipa de Fernando Santos.
Depois, deixaria de jogar logo que se sentisse uma peça a mais, como fez quando surpreendentemente se despediu da Selecção, após o Euro’2004; agora, não estava à espera que o empurrão para a reforma viesse ser feito por um especialista nos jogos bolsistas. Quando para ele, apesar das lesões sofridas, o empenho nunca esteve em causa.
Segundo conseguimos apurar junto do futebolista, surpreendente foi ainda a ausência de uma posição oficial do clube perante as declarações de Berardo. O médio manteve o silêncio ao longo do dia de ontem e optou por evitar a reacção a quente, entendendo ao mesmo tempo não ter que ser ele a tomar a iniciativa de uma resposta – afinal, a decisão de jogar mais uma temporada foi em acordo com a equipa técnica e a da direcção da SAD.