29/06/2007 FUTEBOL
Paços de Ferreira
Equipa "europeia" inicia época a 9 de Julho
A equipa, que foi a grande sensação da época passada ao terminar a Liga no sexto lugar com um dos orçamentos mais baixos da competição, apresenta-se ao trabalho a 9 Julho com a apresentação dos jogadores e a realização dos habituais testes médicos.
Em ano de estreia nas competições europeias de futebol, o Paços de Ferreira inicia a preparação tendo como objectivo principal a manutenção na Liga.
A direcção, que vê o apuramento para a UEFA como "um prémio para os jogadores pelo trabalho realizado", mantém um discurso modesto e garante: "o Paços de Ferreira é um clube pequeno e que não tem orçamento suficiente para competir com as outras equipas do meio da tabela".
No final da época, o clube viu sair alguns jogadores fundamentais no "onze" de José Mota: Geraldo, Paulo Sousa, Elias, Fahel e João Paulo.
A saída do defesa Geraldo foi a única que permitiu ao clube um encaixe financeiro, já que os restantes saíram a "custo zero".
Willams, Nuno Claro, Primo, Emerson, Mojica, Leanderson e Phil Jackson também já não fazem parte do plantel pacense.
Para reconstruir a equipa, o Paços de Ferreira contratou onze jogadores, vindos sobretudo de escalões inferiores do futebol brasileiro ou contratados a custo zero de outras equipas portuguesas.
Chico Silva e Dedé (os dois ex-Trofense), Ferreira (ex-Marítimo), Filipe Anunciação (ex-Desportivo das Aves), Rovérsio (ex-Gil Vicente), Paulo Gomes (ex-Leiria) são as caras novas vindas de Portugal.
Do estrangeiro chegaram Kiko e Edson Di (os dois ex-Coruripe, do Brasil), Fernando Pilar (ex-Central de Caruaru, do Brasil), Furtado (ex-CSKA de Sofia, da Bulgária) e Márcio Carioca (ex-Ceará, do Brasil).
Os jovens Cristelo, Leal, Silvério, Jorginho e Fábio, da formação do Paços de Ferreira, vão ter oportunidade de fazer a pré-época e tentar conquistar um lugar nas escolhas de José Mota.
Ainda por resolver está a situação do defesa Antunes, o jovem internacional A cobiçado por vários clubes estrangeiros e quer sair da Mata Real.
Caso se concretize a mais que provável saída de Antunes do plantel, o Paços terá de voltar ao mercado para contratar um defesa esquerdo.
O estágio de pré-temporada do plantel às ordens de José Mota está agendado para Celorico da Beira, entre os dias 11 e 21 de Julho, numa altura em que o recinto da Mata Real continuará a sofrer obras de melhoramento.
A equipa da "Capital do Móvel" faz o seu primeiro jogo da pré-temporada frente ao Feirense, a 18 de Julho, e três dias depois joga na Tábua, com a Naval 1º de Maio.
Os "castores" jogam a 25 de Julho com o Gondomar e, três dias depois, com o Rio Ave. No primeiro dia de Agosto, o Paços de Ferreira defronta o Penafiel antes do jogo de apresentação da equipa aos sócios.
A 4 de Agosto, na Mata Real, o plantel apresenta-se aos sócios numa partida frente ao Marítimo, e termina os jogos de pré-época a 8 do mesmo mês, num encontro com o Tirsense.